segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A Eficiência e Eficácia no mercado de trabalho.

O conceito de eficiência e eficácia, ao contrário do que se pensa, são complementares e surgem como uma solução dentro do ambiente corporativo.

Hoje em dia, mais do que nunca se faz necessário um controle mais apurado nas empresas dos custos e despesas. Atuar no mercado brasileiro não é uma tarefa fácil para nenhum administrador. E nas empresas hoje se destacam os melhores técnicos que conseguem gerir orçamentos.

Sim, com a economia dando sinais de enxugamento, a ideia hoje nas empresas é "fazer mais com menos". Daí o foco central hoje não ser mais o ser humano e sim as técnicas de como enxugar os custos para cumprir o orçado para o ano.

A palavra do momento então é SINERGIA. Sinergia é uma palavra grega que significa Cooperação. É quando o todo se torna maior do que a soma das partes. Porém hoje esse termo é utilizado para identificar duas ou mais pessoas fazendo a mesma função para atingir o mesmo objetivo. O resultado natural é a "redução de custos" nesse caso.

Porém o que podemos observar em várias empresas hoje é que devido às altas margens de lucro permitidas dentro do mercado brasileiro, as empresas hoje são muito ineficientes, que torna seus custos e despesas altíssimos. Enquanto elas puderem repassar isso a sua margem, esta tudo ok.

Porém com a queda na taxa básica de juros, a margem ficou prejudicada e as empresas tiveram que mexer nos seus custos. O ideal seria trabalhar com os conceitos de eficiência e eficácia, analisando seus processos e buscando melhorias. É comum hoje verificarmos empresas gastando fortunas em treinamento, com locais apropriados, hotéis, passagens de avião, traslado, alimentação... Os colaboradores vêm, fazem o curso, vão embora e pronto. Não há uma mínima verificação se utilidade ou utilização do conteúdo do treinamento após sua finalização.

Pessoas cursam Inglês ou Espanhol, executam funções operacionais onde esse conhecimento não pode ser aplicado. Pessoas são treinadas em Informática e não são incentivadas a práticas de melhoria em sua área. Estamos em um mercado ineficiente, onde cortar custos é fazer mais com menos. O resultado é altos índices de estresse, desrespeito as leis e conflitos internos.

Vamos conhecer o conceito de eficiência. Eficiência é a relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados. É a capacidade do administrador de conseguir melhorar um produto final em relação aos insumos necessários para obtê-los. Isso significa agregar valor ao produto. Lembrando o conceito de agregar valor como a capacidade de satisfazer o cliente.

Voltando a realidade das empresas. Hoje em dia, se analisarmos qualquer processo em qualquer empresa com o mínimo de conhecimento técnico, poderemos deixá-lo mais eficiente, reduzindo tempos e custos de maneira sustentável. Uma medida boa para início de trabalho é calcular a produtividade, ou seja, a relação entre o processo e o colaborador que executa esse processo. Podemos citar padronização de procedimentos, enfim, várias soluções metodológicas para melhorar a eficiência das empresas.

Isso tudo, porém deve ser planejado. Qualquer processo de melhoria e implantação de Gestão de Qualidade ou Gestão por Indicadores requer planejamento e tempo para expandir a filosofia de trabalho. Deve-se pensar em objetivos de curto, médio e longo prazo. Daí aplicamos o conceito de Eficácia. Eficácia é a relação entre os resultados obtidos e os objetivos pretendidos. 

Então ser eficaz é conseguir atingir um dado objetivo. Ser eficiente é conseguir um resultado melhor com os mesmos recursos. O ideal para empresa é conseguir planejar para ser eficaz e medir a sua eficiência, utilizando métodos para garantir resultados melhores e principalmente sustentáveis.

A dica: Busque ser eficiente, além de atingir a sua meta, busque a melhoria, o resultado profissional será mais compensador, pois você estará agregando valor ao processo. Seja comprometido com os resultados, invista em conhecimentos que realmente possibilitem o seu crescimento. Não faça nada por fazer.  E seja feliz!

Marcelo Alves Bellotti