sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Filmes Infantis e suas mensagens


Hoje é o dia das crianças, dia de festejar com os pequenos que nos alegram a vida. Dia também de lembrar de desenhos que marcaram nossa infância.

Nesse sentido, relembrei a história de Mosnters, Inc. da Pixar Animation Studios, comandada por nada menos que Steve Jobs. Um desenho longa metragem que além da história bem bolada das aventuras de Mike, Sulley e Boo, passa mensagens interessantes para todas as idades.

História desenvolvida em Mosntrópolis, o filme se passa em uma fábrica que abastece a cidade com a energia que é obtida através do susto das crianças. Assim, os mosntros sugem pelas portas dos armários nos quartos das crianças para as assustarem durante a noite e prover a cidade da energia que necessitam.

Porém  existe uma crença no mundo dos monstros que os humanos são transmissores de doenças horríveis. Acidentalmente Sully traz ao mundo dos mosntros a pequena Boo, a quem se afeiçoa e faz de tudo para proteger a criança e levá-la com segurança de volta ao seu quarto.

Nesse momento, podemos ver o filme sobre duas óticas. A infantil, com situações divertidíssimas e com cenas emocionantes e as adultas, com lições como quebra de paradigmas, sustentabilidade, firmeza de caráter, amizade entre outras.

Sully no começo tenta burlar as regras da empresa pela afeição que demonstra ter pela pequena Boo, mas depois se depara com uma trama do seu chefe que visava a tortura das crianças.

O que vemos depois são demonstrações de firmeza de caráter, de amizade e finalmente a sacada de que o riso gera uma energia muito mais forte que a do susto. Criatividade pela "sacada" de Sully em criar uma forma muito mais sustentável de obtenção de energia e mudança no paradigma na crença de que os humanos eram seres que deveriam ser evitados.

Tudo isso em um ambiente empresarial, mostrando o que os desenhos quando bem feitos podem passar exemplos valiosos para o nosso dia-a-dia.

O que fica na memória, pelo menos para mim são as risadas da Boo... fiquem com um momento lindo do filme... a despedida do gatinho...


Feliz dia das crianças a todos!

Marcelo Alves Bellotti