sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Profissão x Ocupação

Hoje temos vários profissionais entrando no mercado de trabalho e formando seus currículos destacando suas habilidades, suas ocupações e suas profissões sem saber como encaminhar uma carreira e formar o seu perfil. Cabe aqui então ressaltar essas diferenças para a montagem de um bom perfil profissional.

Chamamos de profissão a uma atividade especializada, que requer estudos específicos para cada área. Temos então contadores, médicos, administradores, advogados... São resultantes de estudos e pesquisas e não podem ou não devem ser exercidas por profissionais não habilitados para tal.

Geralmente, além da certificação, algumas profissões ainda são regulamentadas com uma licença especial. Então um motorista profissional deve ser habilitado pelo Detran, um profissional formado em direito deve ser habilitado pela OAB, o engenheiro pelo CREA, etc. São conselhos criados para habilitar profissionais e fiscalizar o exercício de cada profissão.

Ocupação é tudo o que fazemos no nosso dia. Em termos profissionais, ocupação geralmente é definida como o cargo em que você ocupa. Temos uma definição de ocupação como "uma espécie de trabalho feito por ela" ou como um "conjunto de expectativas de papel". 

Uma boa definição de ocupação está na não necessidade de tudo aquilo que é requerido no caso da profissão. Então para ser um contador, você deve ser certificado e ter a habilitação específica para assinar balanços. Para ser motorista profissional, você deve ser habitado especificamente para esse fim. 

Ocupação então é tudo o que você faz e que não necessita de habilitação especial, bastando um treinamento. Então, no caso do contador, por exemplo, um assistente contábil pode ser uma pessoa sem habilitação específica e com um bom treinamento executa a função. Assim temos outras ocupações como por exemplo garçons, assistentes em geral, ajudantes, etc.

O importante na formação de um perfil profissional de uma pessoa é o entendimento dessas definições. Quando pensar em uma profissão, pense no que está se ocupando nesse momento. Não há nessas afirmações nenhum juizo de valor, ocupações podem ser bem lucrativas e com rendimentos superiores ao de uma profissão. Atletas profissionais de futebol são um bom exemplo disso.

Não devemos confundir profissão com profissional. Profissional é todo aquele que é remunerado pela atividade exercida, seja habilitada ou não!

Construa seu perfil profissional, independente se necessitar de habilitação especial ou não. O importante é procurar um caminho profissional mais adequado a você. É importante que você saiba as definições para poder encaminhar a sua vida profissional de acordo para planejar uma carreira de sucesso.

Marcelo Alves Bellotti