domingo, 19 de agosto de 2012

Cidadania... conceito complicado!!!

Para falar de cidadania precisamos lembrar o que são cidades e como elas surgiram.

No início as pessoas se organizavam em lugares onde era possível conseguir alimento. Assim normalmente se fixavam em torno dos rios que naturalmente fertilizavam o solo.

Pessoas reunidas com diversas habilidades individuais e conhecimentos diversos. Naturalmente perceberam a necessidade de trabalhar e se organizar em grupo. Os grupos foram divididos entre os que trabalhavam na agricultura bem como os que construíam diques para aproveitamento da água. A esses damos o nome hoje de funções Operacionais.

Existiam também as pessoas que se dedicavam ao armazenamento e ao comércio, que cumpriam funções táticas na organização das cidades. Naturalmente os mais "sábios" ou os que tinham influência entre as pessoas como os sacerdotes dedicavam-se a assumir a função de dirigentes das cidades. Exerciam tarefas de muita importância. Como a distribuição das águas e das sementes, a supervisão das colheitas e a armazenagem dos grãos (Funções estratégicas).

Nas cidades, os cidadãos passaram a ser classificados de acordo com a sua função, incluindo os sacerdotes, os escribas, os mercadores, os artesãos, os soldados, os camponeses,  os escravos domésticos, os estrangeiros. A divisão do trabalho e as  desigualdades de riquezas entre os cidadãos criaram a necessidade de leis e de forças capazes de fazer cumprir as leis. A liderança natural do grupo, que nas aldeias era exercida pelos mais velhos e sábios, cedeu lugar ao governo de um só homem, geralmente o principal administrador da cidade-Estado. O tempo foi passando, as cidades ficaram maiores, as diferenças aumentaram e com elas, o individualismo.

O que podemos ver hoje no Brasil é um estado trabalhando apenas para sí e o povo do outro lado, dividido por uma desigualdade de classes cada vez maior, querendo saber somente como vai poder lucrar com o sistema.

Cito a história acima apenas para ilustrar o conceito de cidadania. Se as cidades foram criadas com esse propósito, para que se trabalhemos em grupo, cada um com a sua função voltados para o bem comum, todas as vezes que nos vemos envolvidos em discussões políticas nos vemos distantes do conceito amplo de cidadania.

A palavra, muito em uso ultimamente é bradada por nós todas as vezes em que nos sentimos prejudicados em nossos direitos individuais, seja pelo Estado ou não. É comum ouvirmos que "pagamos nossos impostos e cumprimos nossas obrigações como cidadão..." Porém peço uma reflexão sobre o tema: Cidadania é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação a sociedade onde vive.

Isso mesmo... não são somente direitos, mas deveres... deveres inerentes da vida em sociedade. Deveres com relação a temas como trabalho em grupo, organização social e educação, no sentido amplo da palavra. Está mais do que na hora dessa situação política mudar. Mas acredito que só muda se cada um assumir que como cidadão tem o dever de promover essa mudança.  E que ela seja política, no sentido partidário, e principalmente social, pressupondo o respeito ao próximo e o pensamento em um bem comum.  Assim como foi pensado a 1500 anos AC, aproximadamente, quando surgiram as cidades!

Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário