segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Limites

A procura dos limites é um desafio para equipes de alta performance. Sempre desejando superar os seus próprios limites, essas equipes se impõem desafios que as inspirem a superar os limites.

Na matemática limite é um conceito utilizado para descrever o comportamento de uma função à medida que o seu argumento se aproxima de um determinado valor, assim como o comportamento de uma sequência de números reais, à medida que o índice (da sequência) vai crescendo.

Assim, podemos definir que limite é um ponto máximo em que você pode avançar até que encontre um outro ponto. Esse ponto pode determinar o valor ético, que então conhecemos em nosso cotidiano como limite.

Mesmo no nível de disputa que existe em equipes de alta performance, ou mesmo em relacionamentos humanos, nos deparamos com conceitos maiores como por exemplo a ética das relações humanas e sociais que nos impõem regras de convívio e define os limites dessa regra.

O desrespeito a esses limites podem invadir o espaço alheio e levá-lo a margem de um comportamento socialmente aceito. 

O "segredo" está sempre em prestar atenção em sí próprio e, para isso torna-se fundamental o auto-conhecimento. A partir do instante em que você se conhece e se mostra pronto para encarar seus desafios, saberá reconhecer até onde vai a sua área de atuação, sem ferir ou atingir pessoas a sua volta.

Descubra os seus limites, sobretudo os éticos e cuide para não ultrapassá-los. Cuide bem para que também nada nem ninguém consiga invadir ou desrespeitar os seus limites.

Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário