sábado, 28 de julho de 2012

Comunicação e Feedback

A grande discussão hoje no meio corporativo é acerca do Feedback. As empresas cada vez mais se preocupam com o assunto, investem em treinamento e desenvolvimento de seus líderes e ainda sim tem muitas dificuldades com o entendimento do que vem a ser o feedback.

Os colaboradores também mostram as suas insatisfações pois em geral não reconhecem o feedback das suas ações e se sentem frustrados. Essa frustração aparece em cada enquete feita para identificação de clima organizacional.

Gostaria de abordar o tema feedback propondo uma reflexão sobre o que vem a ser essa palavra, que quando mal dimensionada, faz com que as empresas criem processos e procedimentos inadequados para a solução do problema. E qual é esse problema?

Pois bem, quando trabalhamos em um ambiente em que existe a cultura de qualidade total e melhoria contínua, aprendemos algo que cito em posts anteriores que é o dimensionamento do problema, que no caso do feedback é a insatisfação na relação entre colaboradores x empresas.

Para que esse relacionamento esteja próximo da satisfação entre as partes e, portanto, que agregue valor para ambas, o problema deve ser dimensionado de uma maneira mais assertiva, atacando além do feedback, a comunicação empresarial.

Feedback ou retroalimentação nada mais é do que a última etapa de um processo de comunicação. Onde não há feedback é porque provavelmente não houve comunicação.

Entendendo o processo: A Comunicação, ocorre quando o emissor (ou codificador) emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor (ou decodificador), através de uma meio. O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira (ruído, bloqueio, filtragem) e, a partir daí, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação.

Partindo somente desse conceito, podemos atuar treinando o emissor e o receptor, conscientizando-os de seu papel no processo de comunicação empresarial e também tratarmos os ruidos que ocorrem nessa comunicação, que são muitos e em geral são facilmente percebidos por empresas e colaboradores.

Hoje o assunto é tratado somente com o foco no feedback, o que gera distorções. Por exemplo, quando os gestores desdobram as metas para as suas equipes o processo de comunicação se inicia. O resultado dessa comunicação (desempenho da equipe) é o primeiro feedback. Daí podemos fazer o primeiro exercício analisando Emissor, Receptor, Mensagem, Ruido e Feedback. Assim como o desdobramento de metas, temos que analisar tudo o que compõem o relacionamento entre colaborador x empresa. 

Quando tratamos do feedback como um processo isolado, descolado da cominicação empresarial estamos ignorando que o mau desempenho e os desvios de procedimento que geram tanto desgaste entre as partes podem estar relacionados a um processo de comunicação que não foi bem estruturado e não foi entendido pelas partes. 

Portanto, a proposta é de reflexão em um processo de comunicação como um todo, onde os investimentos em treinamento e capacitação tenham em mente que uma comunicação eficaz sempre irá gerar feedback, seja ele na forma de elogios e reconhecimento, seja na forma ajuste em condutas e procedimentos inadequados.

Uma comunicação eficaz e com o mínimo de ruídos gera feedbacks eficazes, agrega valor aos colaboradores e as empresas, contribuindo para a formação de uma cultura de melhoria contínua e a formação de equipes de alta performance. 

Pense nisso! Reflita sobre a sua participação nesse processo! E seja feliz!

Marcelo Alves Bellotti

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