domingo, 22 de julho de 2012

A gestão Empresarial e o Auto Conhecimento


Hoje em dia, as empresas encontram dificuldades em escolher gestores para garantir que seus objetivos estratégicos sejam colocados em prática e garantidos a médio e longo prazo.

Os profissionais que hoje deveriam conduzir os planos estratégicos, táticos e até operacionais não se mostram preparados para levar os departamentos como uma equipe. O resultado disso, invariavelmente é o não cumprimento de metas, desgaste profissional de ambos os lados e alto turn over.

É comum hoje verificarmos as empresas se queixando da falta de qualificação técnica do mercado brasileiro. Por outro lado, observamos que os profissionais também se mostram insatisfeitos com as empresas.

Hoje em dia, mais do que anteriormente, a grande dificuldade encontra-se nos problemas gerados por gestores que nem sempre estão preparados para ser gestor. Seja na Diretoria, na Gerência ou até mesmo na Supervisão.

Para mim, ser gestor é muito mais do que simplismente procurar equipes de alto desempenho ou conhecer todas as especificações do mercado com relação ao cargo que ocupa.

Ser gestor é ser técnico, pois o gestor precisa do conhecimento do mercado, deve estar antenado com a movimentação do todo da empresa, seus objetivos, suas metas e seus valores. Ser gestor é lidar com pessoas. Compartilhamos uma boa parte de nossas vidas dentro do ambiente de trabalho. 

É fundamental para um gestor saber lidar com pessoas, conduzindo-as com motivação suficiente para atingir os objetivos da empresa e contribuindo para um bom ambiente de trabalho.

Em um grupo de trabalho temos além dos gestores, figuras designadas para orientar e conduzir as equipes rumo aos objetivos da empresa, temos a figura do líder. O líder nem sempre é um gestor e muitas vezes não tem um perfil adequado para ser. Porém o líder motiva inspira e ajuda o gestor na condução da equipe. Portanto, uma equipe onde o gestor não é a única pessoa com potencial para liderança é extremamente positivo e deve ser encarado como uma oportunidade de desenvolvimento para todos e um grande começo para a formação de equipes de alto desempenho.

Ser gestor, por fim, é também cuidar para que os gastos não sejam um problema para que as empresas cheguem ao objetivo. De que vale ser técnico, cuidar de pessoas e não saber administrar orçamentos?

Gerir é administrar. Empiricamente todos fazem isso de alguma forma na vida pessoal... Procuramos formação técnica para atingir objetivos na construção de uma carreira, lidamos a todo o momento com pessoas e procuramos equilibrar o orçamento pessoal. Somos gestores de nossas vidas. Talvez esse seja um bom teste para você saber se realmente tem vocação para gestão empresarial. Como você administra sua vida?

Pense nisso... Procure entender que mais do que gestores e colaboradores, líderes ou não... Todos são importantes em uma organização empresarial desde que tenhamos a consciência do papel que temos nesse todo. 

Entenda qual o seu papel e a sua posição dentro desse contexto. E seja feliz!

Marcelo Alves Bellotti

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