domingo, 20 de maio de 2012

Atitude

A vida é cercada de situações que nos impõem uma decisão. As decisões dependem sempre de uma atitude. A minha observação dos movimentos da sociedade, seja no mundo corporativo seja fora dele, são pessoas esperando a atitude de pessoas.

Assim temos a sociedade, sobretudo a paulistana, esperando a atitude dos governantes para tudo o que acontece em seu dia-a-dia, desde a sujeira na porta da sua casa ou na sua comunidade. Por outro lado, os governantes esperam que os seus cidadãos colaborem com as ações do Governo. Aos dois falta atitude.

Quando pensamos no ambiente empresarial temos o mesmo panorama. Equipes esperando ser reconhecidas pelos seus líderes e eles esperando uma postura diferente das suas equipes.

Pelo que tenho observado, a falta de atitude em ambos os lados acaba gerando uma sensação ruim de que nada é feito e de que as equipes são fracas e os líderes pouco fazem por elas.

É verdade também que hoje as pessoas que ocupam cargo de gestão hoje são excelentes técnicos, porém deixam a desejar quando se trata de pessoas. Mas tudo isso se resolve com atitude e não com conversa.

Uma citação muito boa nesse caso é a de Ralph Emerson. Escritor, filósofo e poeta americano, ele decreta "Suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz." Essa frase deve permear toda a atuação tanto de líderes quanto das equipes. 

A solução então está nas atitudes, Não adianta apenas falar, o que vale é a atitude. 

Segue um exemplo de atitude que fez a diferença.


Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário