terça-feira, 1 de maio de 2012

Dia do Trabalhador

Hoje é o dia do trabalho. Dia primeiro de maio hoje virou apenas um feriado.

Mais do que isso, hoje é um dia de reflexão. O dia primeiro de maio remete-nos a Revolta de Haymarket, onde trabalhadores de Chicago lutavam por uma jornada de oito horas semanais.  Reações de intolerância de ambos os lados levaram a morte de vários trabalhadores.

Em 1889 a Internacional Socialista decidiu por organizar manifestações sempre no primeiro dia do mês de Maio. Anos depois, França e outros países resolveram adotar a data como feriado, propondo uma reflexão sobre a relação entre o trabalhador e o trabalho.

Hoje temos festas organizadas por sindicatos e por confederações de trabalhadores, em um movimento hoje totalmente voltado para a classe política, que há muito tempo não representam mais a grande vontade dos trabalhadores.

O que proponho é uma reflexão sobre o se trabalho e a você como trabalhador. Pergunte a si próprio se a sua ocupação momentânea consegue satisfazê-lo. Não falo somente de trabalho, mas sim de emprego. 

O seu emprego hoje deve servir para satisfazer as suas necessidades. Refiro-me nesse momento a Teoria da pirâmide de Maslow, que prevê atendimentos a necessidades, pregando que quando alcançamos satisfação em uma necessidade mais básica, partimos para satisfação de outras necessidades.

Reflita, portanto, nesse dia do trabalhador, como está o atendimento as suas necessidades. Em que patamar estão sendo atendidas as suas necessidades? Como está a sua saúde? Como andam as suas necessidades além do trabalho? Existe contra-partida por parte de seu empregador?

Pense... reflita... e um ótimo dia do trabalhador!

Marcelo Alves Bellotti


Nenhum comentário:

Postar um comentário