sábado, 26 de maio de 2012

Atitude só não basta

Temos que ter atitude, como citado no post anterior, porém a atitude deve sobretudo ser sustentável. O conceito de sustentabilidade é muito falado hoje em dia, porém pela falta de conhecimento é muito confundido.

A ideia de desenvolvimento sustentável passa por atitudes sustentáveis e tem relação direta com aquilo que é social, econômico e ecológico, conforme indicado na figura.


Nesse sentido, foi proposto a sociedade em São Paulo que eliminassem as sacolinhas de plástico, cedidas pelos supermercados para que seus clientes carregassem as suas compras.

A atitude foi imediata de indignação e perplexidade da sociedade que enxergou na atitude uma intenção dos comerciantes de faturar com a venda das sacolas. A alegação é de que elas são muito utilizadas para acomodar o lixo e que sem as sacolinhas, a sociedade utilizaria o saco de lixo e o efeito seria o mesmo.

Esta não foi a atitude sustentável esperada. Se pararmos para pensar em sustentabilidade, nos depararemos nesse caso com o problema do lixo. Imaginemos que a proibição da sacolinha plástica fosse o início para uma discussão sobre o que podemos fazer com os resíduos gerados pela própria sociedade. Teríamos até uma novela global abordando o tema, sobre o que cercam os lixões e os aterros sanitários, e o que eles podem fazer com a própria sociedade que de maneira simplista se recusa a discutir o assunto.

Quanto às sacolinhas? Ora, quando eu era criança, as compras de supermercado eram acondicionadas em sacos de papel, por exemplo. Com atitudes sustentáveis e responsáveis, as Instituições e a população pensaria em uma solução criativa combinando o que seria melhor ecológica, social e economicamente para a sociedade e, por conseguinte, para o planeta.

Pense diferente, fora do círculo, discuta, tome atitudes sustentáveis. "make it a better place for you and for me and the entire human race". (Heal de World)


Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário