domingo, 10 de junho de 2012

Dimensionando problemas

Os nossos governantes sobretudo com a proximidade das eleições, se apressam em fazer obras que pretensamente resolvem os problemas dos seus eleitores. Os candidatos então, prometem obras gigantescas ou simples, sempre tentando conquistar o eleitor pelo voto.

Talvez por essa razão é que esperamos sempre que o governo proverá todos as nossas necessidades, fazendo com que nos esquecemos de exercer a cidadania plenamente.

No último mês, a prefeitura municipal de São Bernardo do Campo inaugurou uma obra onde prometia o final do trânsito em uma passagem importante, a Avenida Lions, que liga diretamente três cidades da região e duas rodovias.

Acredito que o problema de trânsito, para variar, não foi bem dimensionado, como sugere os seus governantes. Ao aplicar métodos de qualidade total simples como Brainstorming e Ishikawa, veremos que o problema foi visto apenas como uma simples eliminação de faróis.

As ruas antes pouco utilizadas viraram vias importantes de acesso e fez com que o trânsito continuasse, como pude verificar.


Quando tentamos resolver um problema, ele deve ser discutido com todos os que são afetados por ele e os que contribuem para que ele aconteça. Talvez com todos os envolvidos discutindo, a solução adotada poderia ser mais simples e mais assertiva.

Gastou-se fortunas e o problema ainda está lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário