sábado, 30 de junho de 2012

Gengibrar é Preciso

No nosso dia a dia nos deparamos com várias situações. Ao acordarmos estamos inseridos dentro do ambiente familiar, com todas as suas características e situações específicas. Você sai desse ambiente com um determinado humor.

Daí o trajeto de casa para o trabalho. Trânsito. Metrô, ônibus, carro... Quase duas horas e você ainda não chegou nem na metade do caminho! Ou não! Sai de casa e em pouquíssimo tempo já está trabalhando! Mais alterações no humor.

Quando chegamos ao trabalho nos deparamos com reuniões, metas, etc. Toda essa rotina, até a volta para casa, mais trânsito e o retorno ao ambiente familiar pode desencadear diversas situações de stress.

O “segredo” está em não levar o estado de espírito de um determinado ambiente para o outro. Se tivermos problemas em casa, não devemos levá-los para o trânsito. Se o trânsito nos deixa nervoso, não devemos levar ao trabalho esse mau humor.

Nesses momentos o importante é gengibrar. Acredito que essa expressão nem exista para esse significado. Ao procurarmos no Google, achamos Gengibre como uma rede de relacionamentos e, portanto, gengibrar seria algo como orkutar.

Mas o significado de gengibrar, nesse caso é “limpar” os sentimentos de um ambiente ao entrar em outro diferente. Ouvi esse termo em um curso sobre liderança. A origem vem da degustação do sushis. Segundo os especialistas “Ao degustar sushis de vários sabores, convém ingerir um pedacinho de gengibre, a fim de “limpar o paladar” de um peixe para o outro”.

Então ao sair de casa procure gengibrar para enfrentar o trânsito. Quando chegar ao trabalho, é importante gengibrar, para não levar o stress do trânsito para o ambiente de trabalho. Quando entrar em uma reunião, gengibre por alguns instantes.  Ao praticar esse “gengibramento”, você limpa o seu cérebro e impede qualquer interferência de um ambiente no outro.

Experimente!!!

Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário