domingo, 24 de junho de 2012

Trabalho, paixão e sonho


Trabalhar no que gosta. Hoje, em textos motivacionais e em palestras e treinamentos voltados para o mundo corporativo o tema é bastante explorado. Porponho então uma reflexão sobre o tema.

A sociedade obriga o cidadão a cumprir o ensino fundamental, que a cada dia que passa fica pior. Ao final desse ciclo, o aluno deve escolher no que deve investir para o início de sua vida profissional.

Basicamente falamos de "o que você quer ser quando crescer". A maioria  não sabe... parte para vida profissional sem um sonho, um objetivo... apenas parte para um trabalho que lhe proverá o sustento. Não citamos aqui o fato da pessoa gostar ou não daquilo que se faz.

Li ago interessante, escrito por Gene Simmons, vocalista do Kiss, grupo de Hard Rock formado a partir de uma gravadora e que fez sucesso no mundo todo.

Simmons fala do seu jeito de que nem sempre fazemos o que amamos... "O primeiro emprego que eu tive foi limpando gordura de um balcão de açougueiro", disse ele. "Eu tinha que pegar algo parecido com um esfregão e remover a gordura. Daí, é claro, eu tinha que ir ao porão, que era infestado de ratos e trazer pedaços de carne. Era um trabalho bem podre, mas quer saber, no fim da semana eu realmente gostava do dinheiro. O dinheiro que eu ganhava, e eu me sentia orgulhoso por isso. Não era uma arte, não era algo que eu tive que aprender, mas eu tinha orgulho do trabalho, e do serviço que eu tinha feito. Então eu apreciava o dinheiro".

Ele prosegue com a sua visão... "Essa história de que a pessoa tem de trabalhar no que gosta é a maior merda que já escutei na vida", diz ele. "A maioria das pessoas nesse mundo não têm essa sorte. Elas precisam trabalhar em empregos que detestam e considerarem-se sortudas por terem uma ocupação. Para o resto de nós, que amam o que fazem, é uma benção e um privilégio. Mas a idéia de que se deve amar seu trabalho é absurda. Somente trabalhar e receber por isso, já é mérito suficiente".

Essa observação, embora exagerada permite uma reflexão... assim como Gene Simmons, podemos iniciar a nossa vida profissional sem saber o que nos agrada, o que nos realiza e o que nos faz feliz.

Essa é a atitude que devemos ter ao longo da nossa vida profissional, temos o dever de buscar isso, através da nossa própria formação acadêmica e de escolhas profissionais que faremos na nossa vida. 


Ainda sim, essas escolhas não podem nem devem ser definitivas... as escolhas depois de colocadas em prática, devem ser verificadas e avaliadas, sempre se questionando se atingiram ou não o seu objetivo.


Então, convido a todos a que reflitam sobre as suas escolhas... elas realmente cumpriram o seu objetivo? Você é mais um dos privilegiados, que trabalham fazendo o que gosta?

Planeje sua carreira, não espere que alguém faça isso por você. Defina metas e objetivos. Procure a formação adequada para atingir esses objetivos. Acompanhe se os objetivos estão sendo cumpridos ou não. Decida as ações caso os objetivos não estejam no caminho de serem cumpridos.

Seja ativo... tenha atitude... e seja feliz!!!

Marcelo Alves Bellotti 

Nenhum comentário:

Postar um comentário