terça-feira, 11 de setembro de 2012

Inovação e Paradigmas

Mudanças... hoje as empresas e o mundo empresarial pregam que a única certeza que temos em um ambiente empresarial são as coisas vão mudar. Mudam então os departamentos, os chefes, os gestores, as pessoas... o difícil é mudar certos paradigmas.

Em um conceito filosófico, paradigma é o fluxo de um pensamento, a união de vários pensamentos do mesmo assunto onde se conclui uma ideia, seja intelectual ou material. Para se fazer algumas mudanças é necessário a quebra de um pensamento ou de uma ação que norteia uma empresa, que em alguns casos não temos a explicação exata do porquê aquilo é feito daquela maneira.

Um bom exemplo de quebra de paradigmas é a parábola dos macacos e das bananas. Peço que reflitam sobre o tema:

"Numa experiência científica, um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio, uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão.

Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e batiam muito nele. Mas um tempo depois, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira atitude do novo morador foi subir a escada. Mas foi retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada.

Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu – tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo da surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto e, afinal, o último dos veteranos foi substituído.

Os cientistas, então, ficaram com o grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas."

Peço que reflitam sobre essa situação. Em vários momentos na nossa rotina nos deparamos com regras e procedimentos que não nos parecem fazer sentido quando buscamos um caminho de melhoria de um processo.

O caminho da inovação não deve encontrar nos paradigmas empresariais uma barreira intransponível. O caminho para quebrá-los deve passar necessariamente pelo conhecimento técnico e com um grande poder de influenciar pessoas.

Não permita que qualquer paradigma seja por si só um fator que impeça um projeto de mudança. Questione, discuta, proponha... somente a discussão leva ao consenso.  “Somente duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. E não estou seguro quanto ao primeiro.”
(Albert Einstein)

Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário